Antigone
Lançamento do livro "Psicologia : Campo de Atuação, Teoria e Pràtica "  
Accueil >>  II - Antígona - Brasil


lancamento do livro " o desafio da baleia azul" o suicidio dos jovens e o uso da Tela

Trata-se de um livro direcionado aos profissionais e aos pais. Além de uma reflexão sobre o contexto de internet e os perigos diferenciados para rapazes e moças, abordamos também o trabalho de prevenção e o acompanhamento de jovens em grande dificuldade e seus pais.

Nos fizemos uma pesquisa ampla sobre isso fenomeno e rapidamente, essa pesquisa nos conduzia para pensar as duas questoes importantissimas : Porque um jovem, um ou uma adolescente vai tentar dar-se a morte, vai se suicidar ? isso fato é importante porque ? Pois se matar é andar do lado de atravessar, quebrar um tabu importante, prioritario, aquele do respeito do principio de vida. Em nenhuma cultura humana, existe propaganda para o suicidio de um jovem e tambem para o suicidio de um ser humana basico. Tudo mundo conhece a existencia na cultura japonese da pratica do “Sapuko” ou “ Hara Kiri”. Mas essa pratica concerna exclusivamente os guereiros, os Samourais e o uso dessa pratica de morte é para raizoes certas, delimitadas, sobretutdo para evitar a vergonha de uma desfeita, so isso. Nada da ver com um convite para se matar, jovem, come se fosse um jogo, uma brincadeira. Então, o desafio da baleia azul quebra um tabu essencial, vital.

A segunda interogação concerna o uso das telas e especialmente, a existencia das redes sociais. Quae sao as conséquencias agora do uso da Tela pelos jovens, pelos adolescentes ? Existem jà jogos perigosos, antigamente ? Tem sites perigosos na tela ? Tem possibilita de encontro com a perversidade humana ? Como os nossos adolescentes percebem a utilisação intensa das redes socias, do Face mas não so agora ( snapchat ou blogs estão bem melhores pelos jovens) ?

Marlene IUCKSCH /Jean-Marc BOUVILLE




Documents liés

 
7 novembre 2017
JPEG - 85.3 ko, 703 x 1024 pixels
 
 
 
7 novembre 2017
JPEG - 27.6 ko, 644 x 365 pixels
 
 
 
26 octobre 2017
JPEG - 83.1 ko, 737 x 680 pixels
 
 



Admin   Plan du site Liens Contact