Antigone
Lançamento do livro "Psicologia : Campo de Atuação, Teoria e Pràtica "  
Accueil >>  II - Antígona - Brasil


Lançamento do livro " A menina-espelho : lugar de encontro dos pais"

De Marlene IUCKSCH, psicóloga clínica e psicanalista

Este livro retraça o percurso da menina Juliette no sistema de proteção à infância na França. Os profissionais são confrontados à situação de perigo para a criança, ao grave sofrimento psíquico do pai, à “patologia relacional” dos pais. As instâncias judiciárias se embaraçam diante da equivalência do direito dos pais e os direitos da criança.

A autora, brasileira, psicóloga em equipe multidisciplinar num serviço mandatado pelo Tribunal das Crianças de Paris, relata o longo acompanhamento da criança e seus pais. Ela será obrigada a inventar cada etapa da sua intervenção, postulando hipóteses, orientando a sua posição clínica, num contexto institucional codificado pela justiça.

Trata-se de um relato sobre os acontecimentos que se acumulam, uma discussão de caso clínico e reflexão sobre o universo institucional que organiza esse trabalho na encruzilhada do social, do educativo, do jurídico e da psicanálise. O caso escolhido para este livro retrata também uma problemática atual nas sociedades modernas : a multiplicidade de vínculos familiares, separações de casais e conflitos, além das questões próprias à sexualidade da criança e do adolescente. No Brasil, as instituições e profissionais encontram-se igualmente engajados no tratamento e na procura de respostas à problemas similares.

Este livro é direcionado para estudantes e pesquisadores em diferentes áreas : juristas (magistrados, promotores), assistentes sociais, clínicos (psiquiatras, psicólogos, psicanalistas), pedagogos, professores, educadores, sociólogos, antropólogos, conselhos tutelares e diretores de instituições, e responsáveis de programas e projetos na área da família, infância e adolescência.


SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO




 
Lançamento na Livraria da Travessa - Rio de Janeiro
 
Lançamento Livrarias Curitiba
 
Sociedade de Pediatria de São Paulo
 
Lançamento na Livraria Saraiva - Campinas SP
 
A singular subjetividade da criança e seu direito à verdade da palavra

Documents liés

 
22 août 2016
JPEG - 80.3 ko, 737 x 680 pixels
 
 

LIRE SUR LE WEB :



Admin   Plan du site Liens Contact